quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Como Tornar-se Comissário de Vôo

Primeiro passo é procurar uma escola homologada pela ANAC, realizar sua matrícula e obter aprovação nas provas aplicadas pela escola e pela ANAC. O curso tem duração de aproximadamente quatro meses. Isso feito você estará de posse do seu CCT - Certificado de Capacidade Técnica. Vencida a 1° fase agora o próximo passo é realizar um exame médico em um dos hospitais credenciados pelo comando da aeronáutica para descobrir se existe alguma doença que o impeça de exercer a profissão. Caso esteja tudo bem você conquista seu CCF - Certificado de Capacidade Física. Normalmente as escolas encaminham os alunos antes mesmo de realizar a matrícula, mas admito que só fiz os exames uma semana antes de realizar meu primeiro processo seletivo. Tanto as empresas como a ANAC exigem que o profissional trabalhe de posse de seus certificados válidos. O CCT tem validade permanente, mas o CCF tem validade de apenas um ano. O que para quem ainda não está exercendo a profissão torna-se bastante oneroso.

Quanto ao mercado nunca esteve tão bem. É a melhor fase da aviação comercial dos últimos 10 anos. As empresas estão adquirindo novas aeronaves, recebendo concessões de novas rotas e contratando bastante. Existem projeções de crescimento de 20% ao ano e arrisco a dizer que esse período de prosperidade se estenderá pelos próximos anos.

Falar um idioma é fundamental. Seja inglês, japonês ou farsi. O importante é dominar uma língua, portanto se não fala providencie isso. Estar em dia com a balança é outro pré-requisito importante por isso nada de comer besteiras ou coma, mas malhe bastante. Ser maior de 18 anos, possuir o 2° grau completo e ter altura superior a 1,58 m.

A média salarial é de R$ 3400. Um bom salário considerando que o necessário é apenas o segundo grau. Ah! o curso dura em média 4 meses e exige dedicação e muito estudo. Os processos seletivos são realmente um filtro. O candidato tem que estar preparado tanto técnico como psicologicamente e isso é aferido pelos exames aplicados pelas cias. Psicotécnicos, dinâmicas de grupo, apresentação pessoal, teste escrito e oral de idiomas etc. O idioma não é tão cobrado das mulheres, mas é fundamental para voar rotas internacionais o que aumenta bastante o contracheque no final do mês.

8 comentários:

Leonardo Ruivo disse...

Tenho 28 anos e gostaria de me preparar pra entrar nessa área, gostaria de saber se tem limite de idade? Li em outro site que era de no máximo até 30 ano, isso é verdade? E se eu consigo entrar antes dos 30 o que acontece depois? ...quanto ao idioma, eu tenho inglês intermediário, vc disse que para mulheres não é muito cobrado, mas para homens, qual teria que ser meu nível? Se eu entrar agora num curso de ingles não poderei fazer o de comissário, tenho chances de tentar assim mesmo? Obrigado.

claudia disse...

Fiz a prova do DAC em 2003, fui aprovada mas ainda não atuei na profissão, pois estava fazendo faculdade. Meu CCT ainda é válido? Tenho 33 anos e gostaria de começar a atuar na aviação.
Agradeço e aguardo resposta.
Claudia Felix

enallyah disse...

Fiz Trip dia 5 de março,não passei,mas não teve dinamica de grupo nem apresentação pessoal e teste de inglês,foi super tranquilo,mas acho q não fui bem na entrevista ´pessoal ou nas redações!Não sei,a verdade é não gostaram do meu perfil!Não quero saber de Trip por um longo tempo!

sou + eu.. disse...

Boa tarde . meu nome é Vinicius e tenho 16 anos de idade e quero seguir essa profissão já tenho o básico do inglês e em janeiro irei começar a fazer o curso. Muitas pessoas me dizem para desistir dessa profissão porque é uma profissão muito exigente e muito cara tanbem. Mas eu quero sim me torna um Comissário e eu nem ligo para oque as pessoas me dizem. Bom a minha pergunta é se realmente essa é uma profissão boa de muitos beneficios e qual os prosedimentos ? meu twitter é : @vinialex2011 e meu email é : viinny1@live.com

Ali Khalih. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ali Khalih. disse...

Tenho a mesma dúvida, gostaria de saber se a minha cct de 2001 ainda é válida.

A procura de que ?! disse...

Bom dia , alguém sabe onde posso entrar com algum recurso para recuperar minha carteira de voo

Unknown disse...

boa noite
Preciso cancelar a minha carterinha de CCT comissario de voo(anac) como faço.
peço ajuda