quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Calma! A entrevista não é um bicho de sete cabeças!

Independente da idade e da experiência, muitas pessoas saem do processo de entrevista se questionando:

  • Será que o entrevistador gostou de mim?
  • O que será que o entrevistador queria saber com determinada pergunta?

É interessante que o candidato saiba que há um processo interno na empresa que desencadeia o trabalho do selecionador. Quando o processo de seleção tem início, já foi levantada a real necessidade da contratação e já está claro o perfil do profissional que a empresa busca.

Sem dúvida, esse perfil não se restringe apenas aos aspectos concretos da vida pessoal, profissional e formação - ele vai mais além, buscando características que indiquem sua adaptação à cultura geral da empresa, ao ambiente de trabalho, ao estilo de comando da chefia, ao relacionamento interpessoal com colegas, clientes e fornecedores e outras características particulares a cada empresa e a cada grupo de trabalho.

No geral, as empresas possuem políticas de RH que estabelecem critérios de seleção, mas o próprio selecionador avalia a necessidade da utilização de diversas técnicas como: dinâmica de grupo, teste psicológico, entrevista e prova situacional para complementar e validar o processo de seleção. Confira no Dicionário do Processo Seletivo definições para esses e outros termos que fazem parte do processo de seleção.

É importante que o candidato esteja sempre consciente de que ele é o maior interessado em facilitar o seu contato com o entrevistador/selecionador, pois é ele quem vai traçar seu próprio perfil. O selecionador é apenas responsável pela decodificação e comparação dos dados com as características do profissional procurado pela empresa.

Fonte:

http://carreiras.empregos.com.br

por Ana Maria Martins Caires*

Nenhum comentário: