quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Características valorizadas

Confira os principais comportamentos
que são avaliados durante a dinâmica

Um misto de dúvida e insegurança é o sentimento que na maioria das vezes ronda quem está à procura de uma colocação profissional, mais ainda na hora da dinâmica de grupo, uma das etapas mais temidas do processo de seleção. Essa insegurança é gerada principalmente pelo fato de o candidato não saber exatamente o que está sendo avaliado durante a dinâmica. Para ajudá-lo a desmistificar mais um pouco a dinâmica, conversamos com Helen Menezes, diretora de RH do Mercado Livre, e Izabel Failde, psicóloga, consultora em RH e especialista do Empregos.com.br , e listamos as principais características que são observadas durante a atividade.

Confira abaixo a lista de características mais valorizadas e melhore seu desempenho durante a dinâmica.

O que os selecionadores observam:

Pró-atividade : seria a capacidade de se antecipar aos problemas.

Jogo de cintura : como a pessoa administra situações adversas.

Saber improvisar : com jogos situacionais, muitas das vezes, coloca-se vivências do dia-a-dia de trabalho para identificar como os candidatos improvisam, se se ajustam àquilo que sai do script .

Saber ouvir: os colegas, as instruções, o seu grupo de trabalho. Saber ouvir é se predispor a entender a idéia do outro, mesmo que ela seja contrária à sua.

Saber pontuar suas idéias sem demonstrar agressividade : capacidade de levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa da sua influência pessoal, sem forçar ou coagir alguém.

Flexibilidade : nas ações, nas idéias, no grupo. Flexibilidade para se ajustar aos diferentes tipos de ambientes, situações e necessidades pelas quais passamos.

Organização : seja na construção das atividades ou nas idéias. A organização passa também pela idéia da disciplina.

Saber administrar conflitos : principalmente quando dentro de um mesmo grupo, as idéias são divergentes. Silenciar-se, posicionar-se e, falar na hora certa.

Mostrar criatividade : ir além do óbvio. Colocar uma pitada de “algo a mais”, fazer a diferença.

Equilíbrio: Menos é mais?
Muitas vezes queremos apresentar todos os nossos pontos positivos e podemos extrapolar. O contrário também acontece, quando nos colocamos de uma forma tímida e acuada. Para não cometer erros, a busca do equilíbrio é a solução para a maioria desses impasses.

O candidato selecionado será aquele que tem maiores e melhores condições de adaptação. O mesmo acontece em relação:

Ao negócio da empresa : não há candidatos que se adaptem a qualquer tipo de negócio ou produto.

À equipe : mais ou menos receptiva, competitiva, cooperativa, etc.

Ao cargo : exigências, perspectivas, conhecimentos técnicos, etc.

De acordo com nossa especialista Izabel Failde: Seleção ideal = candidato adequado + cargo adequado + líder adequado + equipe adequada + empresa adequada, aliada à “adaptabilidade", que é a capacidade de gerar resultados adequados nos novos caminhos encontrados. Assim, não basta escolher uma solução, é preciso que ela dê resultados. E o mais importante: a ssertividade. Ao contrário do que aparenta, não quer dizer “estar certo”, mas ter segurança, firmeza, convicção em suas palavras e ações.

Diante dessas orientações é importante saber que além de um bom perfil profissional, a escolha pelo melhor candidato passa também por questões como uma postura profissional adequada desde o momento que chega até a empresa, uma boa formação escolar e conhecimento técnico na oportunidade em questão.

Fonte:

http://carreiras.empregos.com.br

Por Priscila D'Amora

Nenhum comentário: