quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Como se vestir na entrevista

Além de se preparar para as questões que o selecionador vai lhe fazer na entrevista, é fundamental estar atento também à sua apresentação nesta hora. Vestir-se adequadamente, de acordo com o seu perfil e cargo almejado, não precisa, necessariamente, decidir sua continuação no processo seletivo, mas é um aspecto importante que o selecionador vai avaliar e considerar.

De acordo com o Dr. Leonard Verea, médico psiquiatra especializado em Medicina Psicossomática e comunicação não-verbal, a comunicação entre duas pessoas se dá de duas formas: consciente, que é a linguagem falada; e a inconsciente, também conhecida como comunicação não-verbal, demonstra vários aspectos da sua personalidade, como timidez, agressividade, insegurança, nervosismo, assertividade, entre outros. Dentro da comunicação não-verbal também está a linguagem corporal, que pode demonstrar muitas coisas sobre você.

Para garantir seu sucesso, além de saber de cor o que vai falar, é hora de tirar seu melhor terno do armário, de preferência de uma grife importada, para impressionar seus interlocutores, certo? Errado!!! Usar o melhor terno, a gravata mais cara e o sapato da moda não significa que você está passando uma boa imagem. Saber se vestir bem é aliar o bom senso e a elegância com o seu estilo próprio. Há pessoas que pensam que sua imagem é feita conforme a marca da roupa escolhida.

O pior é que, em 99% dos casos, o tiro sai pela culatra. "As pessoas, a fim de transmitir uma imagem de bom gosto e requinte, transformam-se em uma vitrine de marcas famosas", avisa Silvana Bianchini, consultora de imagens e sócia da Dresscode International. Segundo ela, o visual de um profissional pode não garantir-lhe o sucesso, mas aqueles que se vestem inadequadamente, com certeza, estão fadados ao insucesso.

Dr. Leonard Verea contou ao Empregos.com.br um caso que aconteceu com ele, quando foi entrevistar uma moça que estava se candidatando para trabalhar como recepcionista na clínica médica dele. "A moça chegou de tailleur branco e de saltos altíssimos, como se estivesse indo para um casamento. Na hora eu perguntei: - Você se veste assim todos os dias? Ela disse que não, que essa era uma ocasião especial, e que nos outros dias costumava vestir jeans e camiseta porque depois do trabalho ia direto para a faculdade. 'Então estou vendo uma coisa que você não é', argumentei. Ela estava me passando uma falsa imagem, e claro que não foi admitida".

O mais importante, segundo o médico, é passar uma imagem coerente com a expectativa da empresa. Para isso, você precisa estar bem informado sobre a organização e o cargo pretendido. Portanto, lembre-se:

  • Informe-se antes sobre a cultura da empresa, tipo de negócio e clientes. São informações que podem ser caessadas no site da empresa ou mesmo com amigos e conhecidos que já trabalharam ou trabalham lá. Analise também a vaga para a qual você está se candidatando. Use o bom senso. Um atendente de telemarketing não precisa comparecer à entrevista em um traje executivo, como terno e gravata. O mesmo não se diz de um gerente comercial ou uma secretária bilingüe, profissionais que vão lidar com o público e vão ser a cara da empresa para os clientes e fornecedores e público em geral.
  • Simplicidade não é desleixo - melhor uma calça e blusa bem arrumada do que um tailleur todo amassado ou que não seja do seu tamanho.
  • Cuidado ao usar roupas jeans, mesmo no "casual friday". Embora a própria palavra já diga que você pode optar por algo mais confortável, não abuse da informalidade: descontração tem limites.

Algumas empresas de cultura mais informal admitem jeans (sempre sem vinco), mas a combinação com tênis e camiseta fica reservada à ala júnior. Agora: tênis com paletó ou calça social, nem pensar. Para Silvana, "não é porque seu superior não questiona a forma como você se veste que você vai relaxar". Ela conclui dizendo que é sempre bom estar alerta, já que a maneira como você se apresenta diz muito sobre você.

Ainda está na dúvida do que vestir? Confira alguns toques finais para ter uma boa apresentação na entrevista:

Mulheres: Nada de exagero... dê preferência aos perfumes discretos e maquiagem suave. Saiba que tudo em excesso faz mal. Roupas insinuantes com cores muito chamativas não são aconselháveis, podem estragar tudo. Pegue leve!

Homens: Barbas e cabelos aparados e sapatos limpos são fundamentais; terno e gravata, somente para cargos executivos. Uma boa camisa e calça social são na maioria das vezes suficientes para se apresentar (e, de quebra, é mais confortável). A resposta é se vestir de acordo com a empresa.

Obs.: Na dúvida pergunte a um amigo que já fez alguma entrevista ou então ligue para a empresa, visite o site, enfim, saiba mais sobre ela. Lembre-se: não queira parecer mais do que você é.

Fonte:
http://carreiras.empregos.com.br
por Camila Micheletti

Nenhum comentário: